FANDOM

Como usar e escreverEditar

  • É simples e fácil
  • Busque o tópico mais relevante para o seu problema/relato
  • Descreva o problema enfrentado no primeiro tópico de forma clara e sucinta.
  • Logo no próximo tópico,diminua o recuo e poste os motivos e razões
  • Par finalizar, recue mais um tópico e insira as dicas
  • Caso tenha algo parecido, acrescente no próprio tópico a sua resposta

Dicas gerais em adesão para Hospedagem/Hostel Editar

  • Corra mas ao mesmo tempo planeje bem suas ações. Embora pareça muito tempo para aderir as empresas (2015 - tínhamos que aderir 40 empresas em 6 meses), você começará a sentir dificuldades já no primeiro mês e perceberá que precisará bater muita perna de forma inteligente.
  • Explore a cadeia de produção. Muitas empresas fornecem umas para as outras e o fortalecimento de seu cliente significa muitas vezes benefícios para os seus fornecedores e vice-versa. Ao conseguir uma adesão, pergunte ao empresário se ele não gostaria de recomendar parceiros afim de participar do programa. Pela minha experiência, 50% de minha carteira veio de indicações.

Pré-adesão em Hospedagem/HostelEditar

Logo após os treinamentos, muitos ficam afoitos para conseguir as adesões (metas / executado) por causa do tempo bem limitado dado pelo contrato e acabamos quebrando a cara muitas vezes. Deve-se considerar o percurso do ALI como uma maratona completa e não um tiro de 200 metros.

Grupo-de-corrida

O material de treinamento ALI possui diversas boas práticas mas aqui estão relatos in locus dos agentes ALI na rua. Experiência e o cotidiano da rua que eu mesmo gostaria que tivesse algum material antes.

Em geral, somente após 3 a 4 meses de prática,suor e cansaço (37º celsius na primavera) é construído um modus operandi mais eficiciente. Por quê não acelerar a curva de aprendizagem e sofrer menos?

Aqui estão alguns problemas que enfrentamos ou enfrentaremos em nosso dia-dia como ALI antes do processo de adesão.

  • Prepara psicologicamente em escutar muitas vezes não.
    • Motivo: Hoje falei não umas 7 vezes. Faz parte da natureza humana. Nosso trabalho é ter um sim. Mas ainda assim, temos um não.
      • Dica de ouro: Não deixe que isso atrapalhe o seu trabalho mas sempre conte o número de esforços realizados até atingir uma adesão. Saiba mais em Funil de vendas.Tendo esse número fica mais fácil descobrir onde pode melhorar.
      • Dica 1: Tenha suas ferramentes em mão: celular com bateria e crédito, uniforme limpinho, sapato confortável, folha de adesão e material de apoio, caneta funcionando(!!!) e etc - ter eles certinhos ajudam e aumentam em sua confiança
  • Prepara-se e acostume-se com as portas fechadas em indústrias (100%) de confecção - geralmente são galpões e chão de fábrica com acesso restrito.
    • Motivo : Ninguém em sã consciência deixará você entrar na fábrica sem motivo. E o motivo principal do ALI é encontrar com o proprietário. As vezes ele não está presente. Mas com frequência, ele está presente mas não tem tempo ou vontade alguma em atender você naquele instante pela falta de agendamento prévio.
      • Dica 1: Pergunte pelo nome do proprietário. No outro dia, ligue novamente dando o nome dela e a sua referência("Meu nome é X e estou em nome do Sebrae") - assim não ficará empacado no gerente
      • Dica de ouro: Tenha um bom discurso de vendasna ponta da língua para usar no telefone. Ele faz milagres pois você dará motivos claros e razoáveis para que a pessoa repasse o telefonema ao proprietário.
        • O meu discurso de vendas é "Boa tarde, meu nome é Paulo Yun e trabalho com o Sebrae. Lançamos um programa para aumento da competitividade e faturamento através da inovação para pequenas empresas do ramo X. Gostaria de conversar com o proprietário X (dica 1) - seria possível?" . Em minha experiência, 90% das ligações realizadas eram repassadas para o proprietário quando ele estava presente.
  • Muitos empresarios enrolarão.Lei da física assim como a de Murphy.
    • Motivo: No primeiro mês, dar um tchau para empresário que não tem interesse em participar aperta o coração mas faz parte. Desapegue. No meu caso, mesmo atuando em um segmento com baixa densidade na região da zona oeste (Confecção) há ainda outras centenas de outras empresas esperando pelo telefonema.
      • Dica 1: Afie o seu discurso de vendas. Apresente de forma direta e sucinta os benefícios do programa. Muitas vezes gaguejar e engasgar palavras impacta na credibilidade. Lembre-se: 30% da atenção de um telefonema foca-se no conteúdo e os 70% em seu tom, volume e modo de dizer.
      • Dica de ouro: Coloque uma data limite para ter resposta do empresário através de um e-mail. O empresário se sentirá compelido em dar uma resposta(sim ou não) e você ficará livre para prospectar outras empresas sem ficar preocupado. Documente isso para se proteger através do e-mail.
  • Em geral, indústrias de confecção possuem alguns níveis no organograma (por exemplo:gerente de produção, gerente de vendas, gerente de finanças) dependendo do seu porte. Tome cuidado para não ficar travado neles.
  • Motivo: Alguns gerentes não querem passar informações aos seus superiores pelos diversos motivos.
    • Dica 1 :Seja persistente
    • Dica de ouro: Caso ainda não consiga entrar em contato com o empresário e você está apertado com as adesões, diga que irá enviar uma carta impressa para a empresa relatando a recusa do empresário em participar do programa ALI. Fica a pergunta: é ético? Imagine, eu, como agente ALI, realizei todos os esforços possíveis e estou usando um outro canal de comunicação com a empresa. Como a carta é confidencial, somente o empresário poderá abrir. Caso ele não tenha ciência do programa, muito provavelmente irá chamar o gerente para uma breve conversa. E o gerente não vai querer isso. Resolveu em 95% dos meus casos quando havia má-vontade do funcionário.

Processo de adesão em Hospedagem/HostelEditar

Finalmente conseguiu uma reunião com o empresário e viu uma ponta de luz nesse tunel? Parabéns, isso foi graças ao seu trabalho, persistência e trabalho. Mas nem tudo é mar de rosas. Você ainda não possui a assinatura dele pequeno-gafanhoto. Aqui estão alguns macetes para deixar o processo mais tranquilo e fluído:

  • Seja pontual e cobre pontualidade.
    • Motivo: Pessoas esquecem,trânsito, noite mal-dormida, agenda foi comida pelo cachorro e por ai vai
      • Dica 1: Regra do 1:1 - Telefone com 1 dia de antecedência se a data,horário e local está confirmada. Telefone novamente com uma hora de antecedência se a data,horário e local está confirmada.
      • Dica de ouro: Avise caso chegue atrasado ou não consiga ir com a maior antecedência possível. Cheque se a pessoa em questão ficou inteirada. Ajude a causar uma boa impressão e facilitar o seu trabalho.
  • Saia com a assinatura o quanto antes.
    • Motivo: Vocês(agente e empresário) precisam deles. Ajude o empresário a decidir de forma que poupe o seu pé/que calor assertiva e rápida .
      • Dica 1: Ressalte os benefícios do programa sempre que puder com um material de apoio
      • Dica 2: Tenha adesão e uma caneta em mão e passe ambos para o empresário
      • Dica de ouro: Diga que é simples e fácil de preencher e caso aparece alguma dúvida, só questionar. Esses dois adjetivo são um sopro de refrescância para o empresário. Funcionou em 95% dos meus casos quando não há necessidade de conversar com um outro sócio não-presente no momento.
  • Saia com duas ou mais assinaturas o quanto antes.
    • Motivo: Muitas empresas de confecção possuem braços de venda em varejo ou mesmo atacado por meio de lojas. No mundo ideal, obter a adesão destas empresas nos ajuda em questão de metas mas principalmente para que elas cresçam de forma alinhada. No entanto, muitos empresários resistem por inúmeros motivos.Apresento abaixo algumas linhas de argumentação funcionais.
      • Dica 1: No mundo dos negócios há o termo "integração vertical".Basicamente é criar sinergia entre diferentes unidades de negócios que sejam importantes.
      • Dica 2: Fortalecer o que já é forte. Outro termo muito usado é a vantagem competitiva. Caso o empresário tenha resistência em aderir a outra unidade de negócio por quê ela está "boa" suficiente lembre ele que o bom é o inimigo do ótimo. Fortalecer sua vantagem competitiva dá mais chances para o empresário sobreviver no mercado.
      • Dica de ouro: Use esta metáfora que funcionou em 100% das ocasiões em que deparei resistência do empreendedor para aderir alguma outra empresa filiada. "O sistema de orgãos - mesmo que nós tenhamos todos os sistemas lado a lado(digestivo, linfático, respiratório e etc), eles não irão formar um ser humano simplesmente somando ele - mas graças a combinação única destes sistemas, emerge-se um um ser humano. Assim é também uma empresa.Para extrairmos a melhor performance, as empresas devem estar alinhadas"