FANDOM

Como usar e escreverEditar

  • É simples e fácil
  • Busque o tópico mais relevante para o seu problema/relato
  • Descreva o problema enfrentado no primeiro tópico de forma clara e sucinta.
  • Logo no próximo tópico,diminua o recuo e poste os motivos e razões
  • Par finalizar, recue mais um tópico e insira as dicas
  • Caso tenha algo parecido, acrescente no próprio tópico a sua resposta

Dicas gerais em plano de ação Editar

  • Todos os modelos são falsos mas alguns são úteis. Modelos são recortes da realidade altamente complexa que mantém componentes essenciais capazes de explicar uma parte desta realidade. Ao trabalhar junto com uma empresa, diversas variáveis podem influenciar em sua performance e por isso mesmo, tenha ou crie modelos mentais para investigar e desenvolver planos de ações cabíveis para a empresa de acordo com suas capacidades e objetivos.
  • Prepare o plano de ação de antemão e peça para o empreendedor fazer o mesmo. Assim como a SWOT adiantada pelo empresário somado ao seu próprio aumenta em produtividade/insights - fazer o mesmo no plano de ação te ajudará a economizar horas e horas em reunião. O empresário agradece.
  • Aproveite ações já em andamento da empresa. O que parece uma medida para encorpar o plano pode servir como ferramenta para o empresário finalizar as ações que já haviam começado sem o programa ALI. O Agente também pode ajudar a estruturar e criar mais sub ações para maior eficiência da ação.
  • Empresas com diversas filias. Embora facilite muito a vida do ALI no processo de adesão, deve-se tomar alguns cuidados na elaboração dos planos de ação:
    • Sócios divergentes. Muitas vezes cada filial possui um dono-chefe e as vezes há rusgas na administração especialmente quando palpites de outros sócios ou mesmo pessoas não são bem recebidos
    • Botar todos os ovos na mesma cesta. Há casos de empresas com diversas filiais e ela foi comprada por uma outra empresa. O Ali responsável simplesmente teve que voltar a aderir alguma outra empresa para cobrir o buraco.
    • DIstância entre elas. Embora os proprietários muitas vezes trabalham em algum lugar centralizado, o desenvolvimento de planos de ações eficazes requer um olhor atencioso e pouco viciado do agente ALI.
    • Planos de ações iguais. Deve-se ressaltar os pontos fortes de cada empreendimento de forma separada pois elas podem ter vantagens inerentes. Por exemplo, próximo algum importante centro de compra ou mesmo ela ser a única empresa deste tipo no bairro. Também deve considerar os ganhos de escala de cada unidade e assim conseguir enxergar todas as unidades de negócio pintadas em uma estratégia mamis abrangentes.
      • Por exemplo, uma lavanderia dispoe de equipamentos caros de lavagem em um único ponto com diversos outros pontos menores para realizar somente a coleta de roupa. Isso resulta em sinergia e ganhos de escala para a empresa conduzida por uma logística afinada. Dificilmente haveria compreensão de estratégia caso cada unidade fosse entendida como isolada.

Dicas específicas em plano de ação Editar

As empresas muitas vezes devem ser vistas como um organismo vivo em que as funções muitas vezes são sobrepostas e por isso pode haver algumas diferenças no entendimento sobre determinadas propostas/sugestões serem considerados em um campo e não em outro.

Vale ressaltar que muitos planos de ação não possuem receita mestra capaz de corrigir todos os problemas. Por isso, cabe o agente ALI considerar,adequar e criar ações adequadas para a capacidade, prioridade e objetivos empresarias.

EstratégiaEditar

  • Declare um posicionamento sobre o mercado que seja aliado à sua capacidade de produção. Isso ajuda o cliente fixar em sua mente a sua proposta de valor.
  • Tenha tempo para pensar nela. Embora a operação muitas vezes necessita da mão do empreendedor, ele também precisa estar atento para fatores alheios à sua atividade, tais como:concorrência, novas receitas, necessidades latentes dos clientes e não clientes dentre outras coisas.
  • Avaliação do público-alvo,tamanho potencial e suas necessidades levando em conta se eles pagariam por essa proposta de valor oferecida pelo empreendedor. Lembre-se, o cliente muitas vezes não quer uma furadeira, mas sim um buraco.

Planejamento operacional/resultadosEditar

  • Criação de um histórico de vendas tendo como objetivo, o maior detalhamento possível.
  • Elaboração de uma agenda com as principais datas comemorativas à serem trabalhadas.
  • Elaboração de uma agenda com as principais datas para conferência, feiras e congressos da área.
  • Elaboração de uma agenda de vendas/metas aliado ao de produção tendo base no histórico de vendas.
  • Criação de planos de administração de risco A,B e C para as ações estratégicas à serem consideradas pela empresa.
  • Criação de reuniões periódicas para alinhamento, troca de ideias, alinhamento de metas dentre outros.

Criação/CozinhaEditar

  • Em lojas de sorvete, oferecer algo salgado para beliscar afim de gerar contraste com o sorvete(video exemplo:https://www.youtube.com/watch?v=uP-B128DJps)
  • Convide os clientes para o processo de criação perguntando à eles o que gostariam de comer
  • Caso você queira surpreender o seu cliente com novas criações, estimule competições entre os cozinheiros/barman para a confecção de novos pratos. Coloque custo máximo e tempo de preparo como regras básicas e estipule uma cerimônia e prêmios(% sobre as vendas, por exemplo) aos participantes.
  • Tenha o plano de operação de cozinha - Anvisa,cuidado
  • Em lojas de pizza, explorar novos tipos de versões constantemente para chamar atenção à edições limitadas ou virar referência para determinado tipo de pizza. Por exemplo, "Dip Dish pizza" (estilo de chicago) e a bread stick (borda de pão destacável para comer)
  • Extraia novidades e inspirações de agregadores como PinInterest. Ferramentas de busca com o uso de palavras misturado a outros paises ou regiões também pode gerar ótimas inspiraçoes. Por exemplo:Pizza Coreana(korean pizza) ou Pizza Filipina(Philipin Pizza).
  • Deixe sua cozinha sempre aberta para visita / se possível, portas e janelas de vidro para maior interação entre cliente/cozinha

Marketing e vendasEditar

  • Em bairros estudantis, criar pratos diferentes e grandes para serem usados como desafio ->Grupos grandes para o desafio e propaganda instantânea
  • Vendas podem ser incrementadas com o uso de pratos de plástico que representem o tipo de alimento servido.
  • Capriche na experiência de consumo do cliente no local. Design e estética contam muito com a atmosfera do estabelecimento e consequentemente com o retorno do cliente. Não é necessário grandes investimentos para ter uma boa repaginação do local.
  • Canal no Youtube ao vivo. Muitos gostaram de MasterChef, imagine agora marcar datas especiais com seu chef mostrando o dia-dia de cozinha em alguma data especial, por exemplo.
  • Cartão de fidelidade? Use aplicativos de fidelidade. Diversos aplicativos em várias plataformas estão sendo lançadas que substituem o cartão de fidelidade. Os principais benefícios são maior acesso aos clientes e melhor administração dos pontos acumulados pela empresa/cliente. Muitas vezes ocorre do cliente perder o cartão ou mesmo esquecer, frisar esse aspecto estimula o cliente instalar o aplicativo. Outra dica é disponibilizar Wi-fi no empreendimento.

FinanceiroEditar

  • Tenha controle cerrado sobre seus gastos e perdas. Utilize sistemas de gestão integrados com as diferentes facetas de um negócio(compra, produção, venda). O investimento inicial compensará.Mas deve-se escolher com cuidado tomando como referência:suas necessidades, experiência e avaliação dos clientes das soluções, proposta e benefícios do sistema de gestão. Pesquisa bem pois é difícil retornar de uma decisão já executada - custo afundado.Caso esteja sem tempo e $, uma boa planilha excel pode resolver boa parte do problema sem grandes gastos
  • Tenha disciplina em preencher os dados e/ou tenha pessoal para fazer esse trabalho tão fundamental na saúde da empresa mas muitas vezes deixado de lado
  • Faça backup(!). Pelas nuvens, pelo dropbox/google drive, pendrive ou mesmo cd.Você pode colocar o nome. Mas sempre faça periodicamente para não ter surpresas fiscais que podem ameaçar o seu empreendimento.

Operação e produçãoEditar

  • O desenvolvimento de pratos deve seguir um padrão operacional estabelecido e documentado para que a margem de lucro, controle de estoque e saída tenha melhor predição. Por exemplo, uma salada de maionese deve possuir 30 gramas de cenoura, 30 gramas de batata e 30 gramas de maionese sempre, isso tudo para que sejam mantidos a qualidade/gasto esperado com o prato.
  • Esteja antenado com os procedimentos básicos de produção mas também as novidades lançadas no setor. Muitas tecnologias de produção auxiliam na redução de custo através de processos de conservação
  • Atente-se com a ergonomia e saúde dos funcionários. Exercícios laborais antes e depois do trabalho ajudam a reduzir e prevenir lesões e ferimentos.

Segurança do trabalhoEditar

  • Câmera na cozinha para todas as pessoas serem capazes de assistir.Isso inibe condutas irresponsáveis além de ser um grande atrativo para os clientes
  • Procedimentos e o uso de EPI(equipamento de proteção individual) devem ser exigidos e estimulados

Meio ambiente e socialEditar